quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Roda



A descoberta da roda por volta do ano 2.000 a.c. é a segunda maior revolução do conhecimento humano logo atrás da descoberta do fogo que ocorreu no período paleolítico - 600.000 a 10.000 a.c..
Depois da descoberta da roda outras revoluções no domínio do conhecimento foram acontecendo ao longo dos séculos criando a estrada da civilização humana. É certo que o conhecimento e apreensão das revoluções do conhecimento não é universal, o que vai gerando níveis de desenvolvimento diferenciados e de patamares nas diversas culturas espalhadas por todo o mundo.
As imagens retiradas do museu do Carvalhal mostram-nos dois tipos de rodas de carros de bois. A chamada roda de raios substituiu a tradicional roda de madeira, com ganhos de qualidade, resistência, durabilidade, leveza, estética, etc.
Ainda está nos meus ouvidos de criança aquela ruideira que ecoava e silvava por montes e vales das dezenas de carros de bois com rodas antigas de madeira que diariamente subiam e desciam na direcção da ribeira, quer o destino fosse as olgas da ribeira de pínzio, do bico, das lapaçeiras, das poldras, do barroco quebrado, do porto, ou do mais distante navalho. Mais tarde os agricultores mais abastados ou mais despertos para a evolução tecnológica começaram a comprar os rodados dos carros com rodas de raios.
Se tiver oportunidade não deixe de visitar o museu do Carvalhal.




Sem comentários: