segunda-feira, 17 de novembro de 2008

No seminário Pe Dehon, Boavista, Porto

Da esquerda para a direita, Zé Gil (Fonseca), Manuel Silva, Albino Martins e por último, de costas e pouco interessado na foto, o José Guedes.






Como o dinheiro era naquela época um "bem" muito escasso, esta é a única foto dos meus tempos de seminarista, que decorreu entre os anos de 1966 a 1969.


Os meus amigos que estão na foto, o Silva, exímio jogador de futebol, o José Luís, muito dotado para a música, excelente interprete de piano e órgão e o meu grande amigo Guedes com uma voz de excepcional qualidade que deu brilho a uma opereta cómica exibida no seminário e que, na época, foi vista por muito público portuense.


Segundo me recordo a dita opereta cómica era um hino às tropas falangistas na guerra civil de Espanha. Estávamos em pleno período fascista e, como é óbvio, os padres que dirigiam o seminário estavam bem identificados com o dito regime e nós crianças seminaristas éramos utilizados para a defesa dos valores de quem nos dirigia.


O Zé Luís, puto ainda mais franzino do que eu, era pouco dado aos chutos na bola e, como ele preferia estar sentado ao piano, olhando para a pauta musical, fazia-me grandes favores nos períodos em que eu estava escalado para o piano, já que eu preferia ir para o recreio exterior a jogar futebol. Escusado será dizer que eu era uma nulidade a música e ao fim de três anos, pouco mais fiquei a saber do que soletrar o dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.


A estes meus amigos e tantos outros que comigo conviveram durante três anos aqui fica uma palavra de saudade pelas boas recordações que nos ficaram na hora em que partimos, uns voluntariamente, outros, como foi o meu caso, por expulsão, já que perceberam que não tinha vocação para ser Padre. Pudera, no dia que entrei nem sabia rezar o terço...


Nota - Como se pode verificar na legenda da foto, confundi o Zé Luis com o Albino Martins. As falhas de memória têm destas coisas. O importante é que o Albino não deixou passar esta minha falha de memória espero um dia dar-lhe um abraço e pedir desculpa pelo lapso.

2 comentários:

daniel pinto disse...

Também eu sou um ex. E fui com curiosidade que acedi ao blog na esperança de encontrar "velhos amigos", após dar uma leitura rápida à revista "valentes" dos Dehonianos. Está lá esta foto do blog..e pensei que haveria mais e daí, como disse, a minha curiosidade.
Contudo não somos do mesmo tempo, porque eu saí em 64, e estava em Coimbra no antigo 7º anoe , como tal, não nos cruzámos.
Mas com os pró e contras, tenho saudades desse tempo de meninice e juventude. Criaram-se muitos laços de amizade, muitos nunca mais activados mas que o subconsciente guarda com carinho, e estão sempre à espera de um clik para renascerem. E este passar de olhos pela revista foi um desses momentos, que logo me despertou.
Já li algumas passagens do seu blog e dou os parabéns. Um dia voltarei a ele...porque o seu Carvalhal é "lá para longe" e eu casei com uma Egitaniense e gosto desses ares serranos e fronteiriços.
Um abraço.
Daniel Pinto.
dacofepi@hotmail. com

Albino Martins disse...

Só agora e após alerta dado pela revista "Valentes" descobri este interessante blog que me fez recuar até 1967 e vir meter a minha "colherada".
Também tenho esta foto no meu álbum e recordo tudo o que o Fonseca - era assim chamado no seminário o José da Fonseca Gil - relata no texto. Apenas uma correção: o terceiro da foto não é o Zé Luis que tinha todos esses dotes de músico mas eu mesmo - o Albino. Aliás eu era bastante parecido com ele embora mais franzino e, embora gostando, menos dotado para a música.O Manuel Silva (entre mim e o Fonseca) é o atual presidente da Câmara de Sever do Vouga há já vários mandatos e do Guedes confirmo todos esses dotes vocais.(Não sei o que é feito dele).
Recordo também eu com muitas saudades esses tempos de meninice e terei todo o gosto em desfiar aqui ou noutra qualquer circunstância todas estas recordações.
Para quem quiser aqui fica o meu contacto: albinovmartins@gmail.com