sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O Chafariz do Fundo do Lugar

Em anterior post tive oportunidade de divulgar as imagens dos chafarizes do cimo do povo e da lameira. Conjuntamente com o chafariz do fundo do lugar, fica divulgado o trio de chafarizes existentes neste belo povoado.
Em tempos não muito distantes não havia água canalizada nas habitações do Carvalhal, fazendo-se o abastecimento das famílias, de tão precioso líquido, por recurso à torneira do chafariz mais próximo. Um chafariz no cimo do povo, outro no meio da aldeia e este mais abaixo, constituíram um equipamento colectivo que durante muitos anos foi o orgulho da aldeia, já que era das povoações do concelho de Pinhel melhor servida em abastecimento de água e proveniente da captação do cavaleiro.
Era junto aos chafarizes que as crianças da aldeia se juntavam e onde nasciam as mais diversas iniciativas de brincadeiras, até porque, fundamentalmente no Verão, depois de correrias loucas uns atrás dos outros, jogando à bola, jogando às escondidas, jogando à tinta, correr com o arco, etc. o suor era intenso e nada como carregar na torneira e beber sofregamente a abundante água que dela jorrava.
Sendo estes três chafarizes uma referência da aldeia esperamos que o tempo os perpetue para a eternidade e se mantenham com a melhor conservação.

Sem comentários: