segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Fogueira de Natal 2008


Cumpriu-se a tradição. Quem teve a oportunidade de passar o natal no Carvalhal pôde torrar pela frente e congelar por traz nos momentos que passou junto à fogueira.
Racionalmente perguntar-se-á que prazer pode haver naqueles momentos passados junto à fogueira em que as chamas voam alto e as labaredas se aproximam das nossas faces que as protegemos com as mãos e, no mesmo instante as costas sentem o gélido da noite, quando em alternativa se pode estar numa sala climatizada?
O sentido ancestral da fogueira, a tradição, o ponto de encontro de todo um povo que depois de ter consoado em família sente a necessidade de conviver com os restantes habitantes da aldeia; tudo isto e muito mais são ingredientes naturais que levam a manter a tradição da fogueira na noite de consoada e este ano, como se vê nas fotos, a tradição continuou a ser respeitada ainda que os convivas, não tenham sido muitos.
Há no entanto um pormenor que realço, a tradição já não é totalmente o que era, agora, como símbolo da subida ao poder das mulheres, são já elas que andam de pau na mão a controlar a fogueira; impensável à 50 anos.
Por último, relevo a beleza da figura que se pode apreciar no lado direito da primeira foto.
Aos enviados especiais do Pontedaspoldras que recolheram as imagens, os meus agradecimentos pela colaboração prestada.

Sem comentários: