sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Barragem da Meimoa



Na qualidade de técnico do Laboratório Nacional de Engenharia acompanhei toda a construção desta obra entre os anos de 1982 a 1984. É com saudade que comparo as duas fotos acima; a primeira corrresponde a uma imagem da actualidade, com a barragem em plena exploração; a segunda, estava a execução da obra em curso e, como é natural na região, fomos brindados com um nevão, o que permitiu alguma acalmia e descanso das máquinas e também a oportunidade de posar em cima do aterro coberto de neve.
Recordo alguns nomes ligados à execução da construção desta obra:
O meu colega António Barros
O ajudante Reinaldo da Meimoa
O motorista Barata que conduzia mais tempo a dormir do que acordado, mas com quem nunca tive nenhum acidente; no último instante e, quando já estava a ver a minha vida a andar para trás, o Barata franzia o sobrolho e com uma guinada milagrosa lá voltava a colocar o cavalo no alcatrão.
Eng. Avilez, dos então, Serviços Hidráulicos.
Engenheiros Goulão e Fernando Oliveira da empresa Moniz da Maia Serra e Fortunato,
Os fiscais dos Serviços Hidráulicos Romão, Fernando Dias, Raposo e Godinho.
Alguns dados sobre o empreendimento:
A Barragem localiza-se na Ribeira da Meimoa, afluente do Rio Zêzere, a cerca 5 km da povoação que lhe dá o nome, no concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco.
Foi a primeira obra construída no Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira.
A barragem, de terra, com 52 m de altura, domina uma bacia de 61 km2. O coroamento é definido à cota (571,5), e tem cerca de 656 m de extensão e 10 m de largura, assegurando uma via de comunicação. A descarga de fundo encontra-se à cota 526 e a tomada de água à cota 540m.
A albufeira criada pela barragem tem a cota de Pleno Armazenamento (NPA) de (568,5), criando uma albufeira de 222 ha de área. O nível mínimo de exploração (Nme) é constituído à cota (547,0); a capacidade total de albufeira é de 40,9 hm3 e a capacidade útil de 28,7 hm3.
Perfil
A barragem tem um perfil tipo zonado, com núcleo constituído por solos argilosos no paramento a montante, separado por um filtro do paramento de jusante que é constituído por materiais resultantes da escavação.
Órgãos hidráulicos
A descarga de fundo e a tomada de água são constituídas por condutas metálicas instaladas no interior da galeria de derivação.
Descarregador de superfície
O descarregador de cheias, com um desenvolvimento total de cerca de 700 m, localiza-se na margem direita foi dimensionado para o caudal de cheia de 124 m3 s-1.
Principais Características da Obra
Hidrologia
Área da bacia hidrográfica
61,0 km2
Albufeira
Nível de pleno armazenamento
568,5 m
Nível de máxima cheia
568,99 m
Volume de armazenamento
40,9 hm3
Superfície inundada
222 ha
Descarregador de Superfície
Tipo
No coroamento
Caudal máximo
124,0 m3s-1
Barragem
Desenvolvimento
656,0 m
Altura máxima
56,0 m
Largura do coroamento
10,0 m
Cota do coroamento
571,5 m

Sem comentários: