domingo, 22 de junho de 2008

Esta albufeira precisa de estar ao serviço da população








Não é no Gerês, mas felizmente nós também temos paisagens bonitas.
Com a construção da nova ponte das poldras foi possível criar uma albufeira na ribeira das cabras e cuja fotos acima espelham a sua beleza.
Em tempos idos, ainda um amigo e conterrâneo não era proprietário da olga das poldras, outrora pertença do tio Joaquim Matias, e já ele dizia:
-Qualquer dia deixo Lisboa e monto um restaurante na ribeira junto à ponte das poldras...
Desabafos de alguém que sonhava viver no Carvalhal auferindo rendimentos que dessem para viver e poder fugir do betão do Cacém.
Olha para este lago a banhar a tua olga e pensa se não vale a pena?!..
Sei que um investimento privado não será atractivo do ponto de vista da rentabilidade e da sua sustentabilidade mas, é altura da Junta de Freguesia estudar e implementar uma área de lazer no local.
É preciso criar sinergias e parcerias.
A Associação "Os Amigos do Carvalhal" deve ser um parceiro, mas, em meu entender, compete à Junta, com o apoio do município, estudar e desenvolver um projecto que dê vida ao local pelo menos durante cerca de 4 a 5 meses por ano.
A instalação de equipamento de lazer, estimulando a pratica da canoagem, por exemplo, poderia reflectir-se na reabilitação da aldeia.
Senhor Presidente da Junta aqui fica o desafio de se tornar o primeiro Presidente de Junta de Freguesia da Atalaia a ter uma visão global e reconhecer que o sitio da ponte das poldras deve ser dinamizado.
Este espelho de água não ficará indiferente a quem souber dar-lhe mais vida.

Sem comentários: