quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Vem ao telefone !!!...

Terá sido entre a década de 60 e 70 do século passado que o Carvalhal se ligou ao resto do mundo pelo telefone.
Segundo sei, a opção de colocação do telefone público na casa da Ti Maria Felizarda teve em linha de conta a doença de que foi vitima a sua filha Lurdes que naquela altura teve graves problemas ao nível da visão.
A entrada na aldeia de dois fios que em paralelo e amarrados a pequenas porcelanas sustentados por postes de pinho, espaçados pelo campo, provenientes da cidade de Pinhel e que serviram para nos ligar, por voz, às mais longínquas paragens, foi um marco histórico no desenvolvimento da aldeia.
Hoje em plena era da blogosfera já nos esquecemos das caminhadas que ao longo de muitos anos a ti Maria Felizarda fazia, aldeia abaixo, aldeia acima para, numa voz sumida, gritar às nossas portas e dizer:
- Vem ao telefone!!!...
A ti Maria Felizarda, mulher de poucas palavras, regressava à sua casa, num passo cadenciado, enquanto o chamado ao telefone corria em direcção à cabine para ouvir quem estava do outro lado, não fosse ele pagar muito dinheiro e, para ouvir boas e más notícias ou para matar saudades.
Actualmente passamos horas ao telefone e esquecemos-nos da preciosidade que representava em meados do século passado poder-se auferir de uns instantes de dois fios ligados a um auricular e a um microfone que nos punha em contacto com as famílias em lugares mais distantes.
À ti Maria Felizarda, que já não está entre nós, o nosso obrigado pelas caminhadas que fez para nos encurtar distâncias.

Sem comentários: