sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Quem me tira a dúvida?

Olho para a placa e não fico esclarecido.
A placa é alusiva ao restauro do forno ou antes à reformulação do largo?
Recordo que antigamente o largo tinha ao centro o chafariz e o pio que estão hoje junto ao canto esquerdo da casa do Augusto Pereira, antiga casa do ti Joaquim Sebastião.
A placa assinala a data em que foi retirado o chafariz do centro do largo? A placa é alusiva a um restauro efectuado no forno ou em 1994 houve restauro do forno e do largo?
Responderão a estas minhas dúvidas com a minha incapacidade de ver o óbvio; ou seja a placa assinala a reformulação urbanística do Largo; pelo menos é o que diz a placa. Mas como eu acho que terá sido mais do que isso; aqui fica a minha dúvida.
A foto também nos informa que a localização da placa talvez não seja a mais feliz. De facto, sob a mesma espreita uma data gravada na pedra.
Que assinala essa data?
Data da construção, seguramente que não é. Por informações colhidas junto dos mais velhos, tudo leva a crer que o forno terá mais de 200 anos.
Essa data deve corresponder a obras de restauro no imóvel.
Mas que obras? Que data se esconde debaixo da placa que se vê na foto?
Senhores membros do executivo da Junta de Freguesia, não seria melhor colocar a placa noutro local, mesmo que seja na mesma parede?
Dir-me-ão que terá sido colocada por uma comissão de festas que aplicou o dinheiro no restauro. Tudo bem, mas ninguém é perfeito!!! Entendo que assinalar um facto histórico com placa alusiva é uma óptima ideia; mas não se coloque nas "trevas" memórias anteriores.
Por último, a mensagem!!!
Enaltece o respeito pelo próximo; mas convenhamos que não é passível de uma só interpretação na defesa do valor social do bem fazer.
Quantos dos que já soletraram, entre dentes, ou em pensamento a mensagem, não a interpretaram como um valor de quem nunca pode ficar na mó debaixo?
"Se me dás 3 eu dou-te 4 " não é para mim uma expressão feliz para memorizar para os vindouros o restauro de um imóvel ou de uma via pública... me perdoe o autor da ideia.

Sem comentários: