terça-feira, 16 de setembro de 2008

Homenagem 3 em 1

A Associação Desportiva e Cultural "Os Amigos do Carvalhal" resolveu prestar homenagem aos filhos da terra. Quis de uma forma simples que todos os nascidos no Carvalhal se sentissem identificados com o monumento que irá perpetuar o presente e por isso foram colocadas três lápides no prisma superior -HOMENAGEM AO POVO DO CARVALHAL, HOMENAGEM AOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA e HOMENAGEM AOS COMBATENTES DA GUERRA COLONIAL.
O monumento foi inaugurado em 06/08/2005 por um representante do Governo Civil da Guarda.
Estou ciente que nem todos se identificarão com o simbolismo que se pretende perpetuar, mas estou certo que a maioria aprovou a execução deste pequeno monumento e, para quem não foi militar, como é o meu caso, sempre nos sentiremos representados pela homenagem ao povo do Carvalhal em geral.
Sem pretender ser historiador, mas procurado fixar realidades mais ou menos actuais, para mais tarde se recordarem, aqui vou registar alguns dos que foram combatentes na guerra colonial, de que me recordo ou que me seja prestada informação.
- Joaquim Neto do ti Manuel Neto
- António e Luís do ti José Jaime
- Manuel e António do ti Joaquim Jerónimo
- Manuel do ti José Samuel
- Joaquim Amadeu e Horácio do ti Amadeu Justino
- Viriato do ti António Augusto
- António e Joaquim do ti Manuel Amaral
- António e Joaquim do ti José Amaral
- Paulo da Maria Águeda
- Carlos do ti António César
- José Paulo do ti Manuel Prazeres
- Manuel do ti José Joaquim
- Tenente Coronel Carlos Gaspar
- General Samuel Matias do Amaral.
- José Pereira Gaspar (ver comentário)
Esta lista não é um produto acabado, vai ser actualizada conforme me recorde ou me prestem informação, mesmo relativamente às patentes que cada um tinha.
Façam o favor de escrever para http://pontedaspoldras@gmail.com

1 comentário:

Jose Gil disse...

Recebi do meu amigo e colega o texto que se segue:

"Ex- combatentes da Guerra Colonial

Ao ler no blog notícias sobre ex-combatentes da Guerra Colonial naturais do Carvalhal, verifiquei que o meu nome não consta da lista, certamente por lapso. Eu cumpri o Serviço Militar em Angola, tendo embarcado no navio Vera Cruz a 15 de Maio de 1971 com destino a Angola, e regressei no dia 16 de Maio de 1973.
Mal cheguei a Luanda, fui atirado, juntamente com os restantes elementos do Batalhão de Caçadores nº. 3840 ao qual pertencia, para o Quartel do Mucondo, no Norte de Angola, Sector de Santa Eulália, zona dos Dembos, onde permaneci 14 meses. Ao fim deste tempo em zona de guerra, fui transferido para o Quartel das Mabubas, perto do Caxito, para gozar o descanso do guerreiro, como se dizia na altura.
Apesar de ter estado em zona de guerra a sério, não fui nenhum herói, pois a minha guerra era de tachos e panelas, pois exerci durante toda a comissão, as funções de vago-mestre.
É pois este esclarecimento que quero deixar.

Oeiras, 27 de Abril de 2009.
José Sebastião Pereira Gaspar"

Aqui está um exemplo de como os meus amigos podem colaborar na actualização da informação.
Naturalmente que vou fazer uma rectificação ao texto do blog para que conste o nome do nosso amigo e respeitado conterâneo.