domingo, 5 de janeiro de 2014

A aldeia do Safurdão passará a ser a futura sede da Associação de Freguesias de Atalaia e Safurdão.

Realizou-se ontem no Carvalhal uma assembleia de freguesia da Associação de Freguesias de Atalaia e Safurdão, para deliberar onde ficaria a funcionar a sede da Junta de Freguesia para o futuro, cumprindo legislação de uma psedo reforma administrativa imposta pelo PSD e o seu eloquente ex ministro Miguel Relvas.
Realizada a votação votaram a favor da sede no Safurdão 3 elementos da assembleia eleitos pelo PS e 1 pelo PSD, contra 3 do PSD que votaram pela manutenção da sede na Atalaia. Dito de outro modo e retirando as conotações partidárias, votaram a favor da sede no Safurdão 3 naturais do Safurdão e 1 natural do Carvalhal, pugnaram pela manutenção da sede na Atalaia, 2 naturais da Atalaia e 1 natural do Carvalhal.
Como tive oportunidade de o dizer na campanha eleitoral, mais importante do que saber onde fica a sede da Junta de Freguesia é ser eleito um Presidente que trate as 3 aldeias por igual e com o mesmo respeito, não devendo haver fregueses de primeira e de segunda. Logo que se souberam os resultados eleitorais escrevi dando os parabéns ao Joca pela sua eleição, mas também afirmei que a freguesia no futuro seria uma nova realidade com a junção das três aldeias e nada seria como dantes. Alguém quis ignorar esse facto; mas volto a repetir, o importante é que o Presidente eleito saiba gerir e encarar como natural e positiva esta nova realidade, admitindo até como algo de experiência positiva o facto de o Presidente não ser natural da aldeia sede da Junta de Freguesia; facto que os naturais do Carvalhal nunca tinham conhecido, tal era a forma de distribuição de poderes 2/3 para um lado 1/3 para o outro.
Vamos todos os naturais do Carvalhal, Atalaia e Safurdão encarar positivamente esta nova realidade e, eu, a título meramente pessoal, só lamento que a freguesia não tivesse ficado maior com a união de outras, nomeadamente com o Lamegal, pois estou certo que todos teríamos a ganhar com essa maior dimensão.
Ao Presidente continuo a desejar que realize um bom trabalho e encare positivamente a maior dimensão da nossa freguesia.

Sem comentários: