sábado, 14 de novembro de 2009

Os espiritos são invisíveis e os mortos não se deixam fotografar




No fim de semana de finados fui ao Carvalhal e nessa altura pude verificar que a Direcção da Associação tinha colocado sinalética na aldeia a indicar as direcções para onde se podem encontrar as sepulturas rupestres, que quanto julgo saber, se encontram no Carrascal, Vale da Areia e Faia.
No sábado, final de tarde, na companhia do Zé João e Berto Caldeira resolvi visitar as ditas sepulturas rupestres sitas no Carrascal. Ao passar à casa do amigo Pontinha logo ele e esposa, depois de nos servir um caneco, resolveram também fazer-nos companhia e aí vamos nós em direcção ao carrascal, ali bem perto do casario da aldeia.
Chegados ao local deparei-me com duas majestosas sepulturas rupestres, que confesso, não tenho memória se as conheci ainda quando por ali andava atrás das ovelhas e das cabras; na verdade foi como se as tivesse visto pela primeira vez e, como já se torna habitual, toca de tirar umas fotos para o blog.
Flachada daqui, flachada dali, uma mais próxima outra mais longe, a verdade é que devo ter tirado cerca de uma dezena de fotos às rochas escavadas e que os historiadores dizem ter sido sepulturas de nossos antepassados mui longínquos.
Para terminar um dos meus amigos chama-me à atenção para fotografar um barroco sem sepulturas para se ver a diferença ao que eu acedi e lá disparei mais uma flachada.
Feita a visita, pensei com os meus botões:
- Não devo ter sido o primeiro a fotografar tão importante espólio histórico do Carvalhal, mas serei talvez o primeiro a divulgá-lo ao mundo.
Quando cheguei à minha casa nos arredores de Lisboa resolvi passar para o computador as fotos da viagem ao Carvalhal e, nem queria acreditar, fotos das sepulturas, nem uma; restava-me a foto do barroco vizinho.
Não acredito nos espíritos, mas tenho que confessar que os malandros que resolveram passar o resto da eternidade naquelas duas sepulturas pregaram-me uma bela partida e, nesta circunstância, lamento dizer, ainda não foi desta que consegui colocar as sepulturas rupestres do Carvalhal na blogosfera.
Fica para uma próxima oportunidade.

Sem comentários: