terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ainda sobre Valentim dos Santos Diniz

Recebi de Eneida Beirão um artigo por si publicado no Pinhel Falcão que nos dá a conhecer melhor o ilustre Pinhelense (de Pomares) a quem há dias tinha feito aqui uma referência.
Com o meu obrigado aqui divulgo com muito gosto o texto da amiga do Carvalhal - Eneida Beirão.


"GENTE DO CONCELHO DE PINHEL
VALENTIM DOS SANTOS DINIZ
No pretérito dia 16 de Março de 2008, faleceu em São Paulo (Brasil), com 94 anos de idade, o grande empresário Valentim dos Santos Diniz, natural de Pomares, do nosso concelho.
É digna de registo neste Jornal a história de vida de "seu Santos", assim afectuosamente tratado em terras de Vera Cruz.
Nasceu no seio de uma família de agricultores em Pomares, em 18 de Agosto de 1913. Então, como outras famílias e jovens do nosso concelho, embarcou em Lisboa num "vapor" com destino ao Brasil, ele que tinha apenas 16 anos de idade. Nos bolsos levava consigo o dinheiro suficiente para ali sobreviver pouco mais de um mês e o endereço da casa de um seu tio-avô que residia no bairro da Mooca, em São Paulo. Desembarcou no porto de Santos e conseguiu depois chegar a São Paulo. À sua chegada conseguiu emprego como caixeiro no armazém Real Barateiro onde trabalhou no duro fazendo entregas de mercearias porta a porta, de manhã à noite. Em 1936 casou com Dona Floripes Pires e, além de se tornar sócio do Real Barateiro, abriu também o seu próprio negócio de mercearia; doze anos mais tarde veio a abrir numa das melhores avenidas de São Paulo a pastelaria Pão de Açúcar, que poucos dias após a abertura já servia um banquete encomendado pelo governador estadual para 350 pessoas. Em 1959 inaugurou em São Paulo, ao lado da pastelaria, o primeiro Supermercado Pão de Açúcar. O seu grupo empresarial Pão de Açúcar começou então a crescer com lojas e hipermercados, tanto no Brasil como em Portugal, atingindo, em 1985, 626 lojas e mais de 50 mil empregados.
Foi durante largos anos presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, que o homenageou em 2007. Recebeu condecorações do Brasil e de Portugal e a sua morte foi muito sentida no Brasil tendo recebido sua família as homenagens do Presidente Lula da Silva. Esteve de visita a Pomares e a Pinhel várias vezes, mormente no período das comemorações do bicentenário da cidade, quando teve oportunidade de nos dizer que não apreciava nada que o nome da terra da sua naturalidade aparecesse na imprensa por vezes associado a outros concelhos, que não o de Pinhel. Pouco tempo antes, o Município de São Paulo tinha-lhe atribuído a medalha Anchieta, comemorativa das novas instalações camarárias naquela grande cidade de língua portuguesa do Mundo, razão porque na sua estadia em Pinhel recebeu também os parabéns dos conterrâneos e a medalha comemorativa do bicentenário.
Foi um pinhelense que teve sempre perante a vida uma atitude marcada pela humildade e pelo orgulho: a humildade de quem quer sempre aprender e o orgulho pela obra gigantesca que soube erguer.


P.S. Este artigo foi publicado no "PINHEL FALCÃO" em 10.04.2008"

Sem comentários: