sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sepulturas rupestres no Carvalhal, Pinhel

Carrascal

Carrascal

Vale da Areia
Sepultura dupla


Vale da Areia


Vale da Areia

Vale da Areia

Faia

Faia

Faia
Junto ao Carvalhal, nos lugares da Faia, Carrascal e Vale da Areia, podemos apreciar diversas sepulturas rupestres que aí se encontram. Confessando desde já a minha ignorância sobre as origens deste legado histórico resolvi transcrever o que se diz sobre a matéria no site da Câmara Municipal de Resende.
Estando estas sepulturas espalhadas por três lugares ainda distantes entre si, representarão um sinal de aglomerados distintos que poderão ter existido?
Aqui fica a pergunta.
Se algum estudioso da matéria quiser visitar estes locais estou certo que será bem recebido pelas gentes do Carvalhal e, nunca se sabe se não poderia fazer algum achado arqueológico em algum destes sítios.
Estará tudo descoberto!?
_________________________
"As sepulturas abertas na rocha, normalmente cobertas por uma tampa ou talvez apenas por terra e pedras, destinavam-se a um ritual de inumação de um corpo que, na maior parte dos casos, não se fazia acompanhar de qualquer tipo de espólio.Cronologicamente a sua maioria insere-se entre finais do séc. IX e meados do séc. XI. Contudo, é globalmente aceite que, e ainda segundo Alberto del Castillo, a sua produção recue ao séc. VII.
Quanto à tipologia podem assumir a forma não antropomórfica - ovalada, rectangular com laterais arqueados, trapezoidal - ou antropomórfica com algumas variantes no contorno da cabeceira e de todo o corpo, com ângulos rectos ou arredondados. As mais antigas poderão ser as não antropomórficas, surgindo as antropomórficas nos meados do séc. IX.
Algumas apresentam ainda um rebordo lateral impedindo as infiltrações das águas e permitindo um melhor encaixe da tampa de cobertura. A implantação destas sepulturas verifica-se, regra geral, em locais destacados na paisagem sobranceiros a um largo horizonte, outeiros ou grandes afloramentos graníticos, normalmente associados a caminhos antigos.
Revelador, por um lado, da não existência do cemitério paroquial e, por outro, o afastamento do espaço urbano, prática comum na civilização romana precedente.A orientação parece não obedecer a um padrão específico, podendo estar na sua génese a orientação canónica (O-E), bem como o local escolhido para a implantação da sepultura, nomeadamente, a inclinação, a fractura ou espaço disponível de um afloramento, ou mesmo o alinhamento com outras sepulturas.
O estabelecimento de um quadro evolutivo destes enterramentos tem suscitado aberta polémica entre os medievalistas da Arqueologia, agravada que é pela falta de contexto estratigráfico, pela falta de testemunhos, fruto da violação dos tempos e do Homem a que foram votadas."
Fonte: cm-resende.pt (Site da Câmara Municipal de Resende)




1 comentário:

Unknown disse...

Acho estranho,dizerem que o carvalhal da atalaia tem alguma coisa a ver com carvalhal das gouveias apesar de serem do mesmo concelho.Os meus avós eranm do carvalhal mas da atalaia,quanto ao das gouveias acho que aqui á gralha.