domingo, 21 de junho de 2009

Posta Mirandesa


Sabia que a origem da célebre posta mirandesa se deve à senhora que se vê na foto?
Segundo a sua neta, Dª Lurdes, o primeiro restaurante a confeccionar a posta mirandesa foi o restaurante de que hoje é proprietária em Sendim, Miranda do Douro, que tem o nome de Gabriela; assim se chamava a sua avó que tornou célebre o bom naco de carne de vaca mirandesa assado na brasa com uma pitada de sal.
Sem dúvida que a posta mirandesa no restaurante "a Gabriela" continua a ser óptima, mas a alheira de entrada com uns pimentos bem avinagrados naquele vinagre que nos provoca caretas e arrepios mereceu também a nossa aprovação.
Se um dia passear pelo planalto mirandês, passe por Sendim e visite o restaurante.
Aqui fica o seu endereço:
"Restaurante a Gabriela", Largo da Igreja, Sendim. E já agora, se quiserem encomendar umas alheiras maravilhosas, a receber pelo correio, aqui vai o nº de telefone - 273739180.
Até parece que tenho ali uma participação...

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá boa tarde.
No dia 16 do corrente mês e ano, desloquei-me a Sendim, ao Restaurante Gabriela, a fim de comprovar a tão eloquente publicidade à posta mirandesa, daquele estabelecimento de restauração. Grande desilusão. Gostaria de saber o que de tão especial justifica tanta publicidade. Desilusão porque, o naco de carne nada tem a ver com posta, mais parecia um bife vulgar. As batatas assadas eram recessas (isto é aquecidas) não eram frescas ´cozinhadas na própria hora. O molho era só vinagre (onde estão o resto dos condimentos)? A maneira de atender o cliente a falta de simpatia parece que estavam a fazer um favor sempre de má cara. Tudo isto me leva a dizer. Se aquela é a verdadeira Posta à Mirandesa, prefiro mil vezes a do Artur em Carviçais. Ali sim a Posta vem com todos os condimentos, a verdadeira e afamada Posta. Deviam ter mais bom senso e não publicitarem um restaurante onde tudo é péssimo, desde o atendimento à confecção do alimento. Peço desculpa por ser tão sincero, mas pagar sim, desde que se seja bem atendido.

Anónimo disse...

pois....
mais um dos que foi enganado! looool

procurem a credenciação para puder usar o nome "posta mirandesa", http://www.mirandesa.pt/pontosvenda.htm ...

consultem: www.mirandesa.pt/

Anónimo disse...

Se quiserem comer a Posta Mirandesa (a verdadeira posta, com carne certificada), podem fazê-lo em Lagos, em pleno Algarve : www.hotfrog.pt/Empresas/Restaurante-O-Palato

ou

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002253268985

Anónimo disse...

Quem for conhecedor ou candidato a comer uma posta á Mirandesa tem que ir a Mogadouro ao restaurante a Lareira. Vá e não dará o tempo como perdido.A posta de Sendim na Gabriela é realmente um fiasco...mesmo no tempo da Dº Gabriela.....nem o vnho presta...

R disse...

Ainda agora chegaram à posta...
Comi muito boa posta em Sendim há já mais de 20 anos, com o molho preparado pela Sr D Gabriela. A lenda, como é óbvio, não é treta nenhuma: ainda não havia blogs ou outra forma de publicidade; a fama veio da qualidade, não foi só porque sim.
Aquela foi a melhor posta que alguma vez comi, e desde então já vão umas quantas.
No entanto, quando lá fui, a D Gabriela disse claramente: ninguém sabe o segredo, e não o ensino nem à família.. Vai comigo para a sepultura...
Provavelmente, pelo que dizem neste blog, a senhora cumpriu o que dizia e agora a neta apresenta o que pode, seja à custa da fama da avó ou até honestamente com tudo o que melhor consegue fazer. Talvez se tenha perdido um tesouro, mas quem desdenha o que não conhece elogia a sua própria ignorância.