terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A tuna

Da esquerda para a direita
António Paulo
Luís Justino
Francisco Simões
Manuel Simões
António Augusto
José Paulo
António Justino
Estes foram os elementos da muito famosa tuna que houve no Carvalhal.
Dos sete elementos só não conheci o meu tio, em segundo grau, António Paulo que tendo ingressado na Guarda Fiscal, foi colocado em Alcoutim no Algarve e aí veio a falecer ainda relativamente jovem. O Francisco Simões emigrou para o Brasil mas, uns anos mais tarde, voltou ao Carvalhal e aí passou alguns meses, tendo depois regressado novamente ao Brasil. Dos restantes membros, o ti António Justino, segundo reza a história, teve uma taberna, que já não conheci, o ti Manuel Simões, o ti Luís Justino e o ti António Augusto constituíram as suas famílias também no Carvalhal e o ti José Paulo "passeou-se" por várias quintas nos concelho de Pinhel.
Estou certo que muitas tunas académicas actuais teriam muito a aprender com esta tuna que muito orgulho deu ao Carvalhal.

1 comentário:

Daniela B. Simões disse...

Olá!!

Meu nome é Daniela, achei seu blog, pois meu pai estava querendo ver fotos do lugar onde nasceu e viveu os primeiros anos de sua vida: Carvalhal.
Moramos atualmente no Brasil.
Ele ficou muito emocionado ao ver a foto do seu pai e do seu tio nesse quadro...
Meu pai se chama José Simões, é filho do Francisco Simões.
Estivemos aí em 2000, mas temos muitas saudades...
Hoje faz exatamente dois anos que meu avô morreu. Faleceu com 99 anos.
Temos algumas fotos dele se interessar...
Meu gostaria de outras fotos da família e também de fotos das casas onde viveu, se for possível....

Gostei muito do seu blog. Parabéns pela iniciativa.

Meu e-mail: danibs_16@hotmail.com