terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Este blog também é para estabelecer pontes.


"Senhor Dr. José Gil,
É com imenso agrado que entro regularmente no seu blog para saber coisas da terra dos meus antepassados do lado materno: o Carvalhal da Atalaia. Parabéns pelo que ali escreve e nos mostra através de belas fotos.
No seu último artigo sobre a tuna que ali existiu nos 30/40 do século passado, encimado por uma foto, verifiquei que excepcionalmente, talvez devido ao vidro que cobria a foto, esta não está muito nítida. Seria possível republicar aquela foto com maior nitidez?
Pretendia ver melhor na foto dois tios meus que faziam parte dessa saudosa tuna: o Manuel e o Francisco Simões.Já agora complemento-lhe a informação que deu: ambos, infelizmente, já não estão neste mundo. O meu tio Manuel faleceu há anos na região de Lisboa, junto dos filhos que tanto o acarinhavam (António, José, Lurdes e Irene); o meu tio Francisco morreu há dois anos (07.12.2007), na região de São Paulo, no Brasil, ficando a um exacto mês da provecta idade dum centenário, também rodeado do carinho e afecto dos seus filhos Maria José, Delfim, e Zé (lamentavelmente a minha prima Conceição, sua filha, faleceu antes do pai!).
E pronto. Desde já lhe fico agradecido se se propuser republicar a foto.
Cumprimentos
Abel Simões Virgílio"


Recebi este mail proveniente do Brasil e não posso deixar de o publicar.
Como se pode constatar da comunicação do amigo Abel Simões Virgílio e do comentário já publicado da sua prima Daniela, o Carvalhal não se resume a um aglomerado de casas e alguns habitantes permanentes. O Carvalhal está onde estiverem os seus filhos e seus descendentes, na Europa e na América porque é com orgulho que verifico que embora muito distantes os descendentes do Carvalhal continuam com fortes laços afectivos a essa pequena aldeia onde nasci. Em boa verdade nasci na Quinta da Urgueira.
Escrevo esta mensagem com o meu filho Rafael de 19 meses ao colo e só espero que um dia ele possa continuar esta ponte, naturalmente, com outra visão de quem nasceu citadino, mas com uma forte ligação à terra dos seus ascendentes.
No dia do almoço dos amigos do Carvalhal tinha comentado com o General Samuel Matias do Amaral que tinha a percepção que tinha leitores regulares no Brasil que visitavam o meu blog. Afinal era verdade, o que me deixa muito satisfeito por estar a estabelecer pontes para quem não pode visitar com regularidade o Carvalhal.
Relativamente à foto da tuna, de facto está pouco nítida, foi tirada ao quadro que está na "casa do povo" à noite e sem grandes apuros técnicos, mas, caro Virgílio Simões, quando tiver oportunidade, republicarei a foto em melhores condições de visibilidade.
Agradeço também o comentário da Daniela que publiquei em anexo no post da Tuna.
Daniela e Virgílio, este blog é de todos os amigos do Carvalhal e por isso se quiserem enviar fotos terei muito gosto de as publicar e estou certo que será do agrado dos vossos familiares que vivem em Portugal.
Não sei em que casa o ti Francisco Simões viveu na sua meninice e juventude e por isso não posso publicar nenhuma foto alusiva ao local, aproveito para mostrar a varanda da casa onde viveu o ti Manuel Simões.

1 comentário:

Daniela B. Simões disse...

Agradeço pela resposta do comentário!
Coincidiu felizmente, de o e-mail do Abel e do meu comentário serem no mesmo dia, e sobre o mesmo assunto...
Respondendo a sua questão sobre a casa, meu pai diz que eles moravam na rua ao lado do forno, parece que é na casa de um primo que carrega o mesmo nome que o dele, José Simões, se não falha a sua memória.
Escrevo em nome do meu pai, a saudade dos primos que vivem em Portugal, já que faz alguns anos que não temos contato com o Abel e foi de extrema felicidade ler o e-mail dele.
Através desse blog, encontramos uma maneira de manter relações, mesmo que a distância.

Agradecemos à disponibilidade de poder trazer um pouco da nossa história, através das fotos e das notícias tão bem publicadas.

Procurarei fotos antigas do meu avô e assim que achá-las te enviarei.

Obrigada!

Daniela Simões