quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A minha solidariedade politica


"Comunicado
Autárquicas 2009 – Resultados no Concelho de Pinhel

Caros Pinhelenses,
Os resultados das eleições autárquicas que tiveram lugar no passado domingo, dia 11 de Outubro, e que decorreram com uma exemplar serenidade, que muito nos faz sentir orgulhosos do Concelho de Pinhel, do civismo e maturidade demonstradas pelos cidadãos Pinhelenses, motivam-nos, após uma breve mas calma reflexão, um conjunto de considerações conclusivas que adiante enunciamos.
Em primeiro lugar, como ponto de destaque, sublinhamos a vitória do Partido Social Democrata nestas eleições. Saudamos e congratulamos o PSD, pela vitória obtida, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal, quer ainda para as Assembleias de Freguesia, nas quais obteve resultado favorável. Apresentando, na verdade, um programa e uma via para o Concelho de Pinhel totalmente diferente das que nos propusemos, e sobre a qual desde há muito vimos manifestando a nossa contrária opinião, o PSD reuniu a aprovação da maioria dos eleitores Pinhelenses.
Não podemos, contudo, deixar de sublinhar aqui um facto importante. Relativamente às eleições de 2005, às quais António Ruas concorreu com praticamente os mesmos elementos executivos, o PSD perdeu 394 votos nestas eleições, baixando a sua percentagem de votação para a Câmara Municipal de 67,15% em 2005, para 59,98% em 2009. De igual modo, para a eleição da Assembleia Municipal, o PSD perdeu 333 votos, descendo a percentagem de votos de 61,69% em 2005, para 55,50% em 2009.
Ainda que estes valores não tenham significado uma perda da maioria absoluta do PSD na Assembleia Municipal, que para todos os efeitos seria obtida através da eleição da grande maioria dos Presidentes de Junta, estes valores são sintomáticos e são um indicador de que o desempenho e as medidas do executivo de António Ruas não são assim tão consensuais no Concelho de Pinhel e que, de facto, existem milhares de cidadãos descontentes neste Concelho, que optaram por alternativas políticas, entre as quais, maioritariamente aliás, a do Partido Socialista. Devemos também fazer notar que estas eleições de 2009 se efectuaram num contexto político muito mais favorável ao PSD e a António Ruas, do que em 2005, e que mesmo assim, o PSD baixou a sua votação.
Em segundo lugar, a Comissão Política Concelhia do PS congratula-se com os resultados obtidos pelo Partido Socialista. Depois de, no sufrágio de 2005, se ter obtido uma percentagem extremamente reduzida de votos, que de certa forma marcou a história do PS em Pinhel, eis que assistimos, com muito gosto, a uma subida de 867 votos na lista para a Câmara Municipal, passando de uma percentagem de 19,25% em 2005, para uma percentagem de 30,78% em 2009. Do mesmo modo, nas votações para a Assembleia Municipal, o PS contou mais 821 votos, passando de uma percentagem de 20,24% em 2005, para uma percentagem de 31,11% em 2009.
Registámos também, com imenso agrado, a eleição de dois Presidentes de Junta, nas Freguesias de Freixedas e Ervas Tenras, quando em 2005 não tínhamos conseguido eleger um único.
Na verdade, não conseguindo ganhar estas eleições, o Partido Socialista de Pinhel foi a única força partidária a aumentar, significativamente, o seu número de votos para a Câmara e Assembleia Municipais, o que muito nos reconfortou.

Em terceiro e último lugar, o evidente aumento do número de votos e, consequentemente, da confiança que os cidadãos Pinhelenses depositaram no Partido Socialista, dão um importante fôlego de coragem e determinação à Comissão Política Concelhia de Pinhel do PS, no sentido de darmos continuidade ao trabalho, que temos vindo a seguir, de reorganização da estrutura concelhia, de aumento do número de militantes, de dialogar com os militantes, de obter apoios entre os cidadãos independentes e simpatizantes e de constituir uma alternativa, cada vez mais firme, a quem tem verdadeiramente determinado a evolução recente do Concelho de Pinhel. Para isso contamos com dois vereadores no Executivo Municipal, com um grupo parlamentar na Assembleia mais forte, e com dois autarcas locais, em Freixedas e Ervas Tenras, que darão, sem dúvida, o seu melhor no desenvolvimento e defesa das suas Freguesias.
Falhámos, é um facto, o nosso objectivo principal, que era eleger o Dr. Rui Teixeira Presidente da Câmara de Pinhel, obter, em suma, o maior número de votos nestas eleições, mas consideramos este acto eleitoral, não o fim de um projecto, mas o início de uma nova fase, na qual os Pinhelenses poderão contar com uma oposição firme e determinada, mas coerente, construtiva e responsável. Não obtivemos a maioria dos votos, mas temos também consciência que não conseguimos fazer chegar a nossa mensagem a todos os Pinhelenses, consequência de uma crónica falta de meios, colmatada, é justo dizê-lo, com o esforço, o empenho e as expensas pessoais de muitos de mais dos 228 cidadãos que se envolveram nesta candidatura do PS em Pinhel.
A todos, candidatos, colaboradores, militantes, agradecemos profundamente a dedicação demonstrada. Aos eleitores Pinhelenses a confiança, agora reforçada. Contem connosco para este mandado 2009/2013, não os desiludiremos.
Viva o Partido Socialista!
Viva Pinhel!
A Comissão Política Concelhia do PS"
Extraído de www.pspinhel.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

Devias estar mais bem informado, a não ser que sejas cego como a dita C.P. de Pinhel estava e está. Mas que grandes resultados. Eras um bom Camarada se reflectisses bem no que se passou e continua a passar no P.S. de Pinhel isso sim isso era colaborar com o Partido.

Saudações Socialistas