quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Passem a palavra

Informo que estarei presente com a minha esposa no almoço convivio.
Aguardo mais informações.
Leopoldo Amaral
As inscrições são feitas via pontedaspoldras@gmail.com
Não deixem para o último dia.

Falta um mês.


Caros(as) amigos(as)
O tempo passa depressa.
No próximo dia 28 de Novembro, de hoje a um mês, vamos realizar o primeiro jantar ou almoço, já que ainda não está decidido, de convívio dos "Amigos do Carvalhal", a realizar num restaurante, a indicar, na grande Lisboa.
Não deixem para o final a vossa inscrição, razão porque vos apelo que a façam o mais rápido possível, o que facilitará a reserva no restaurante.
Quem participar neste convívio será um dos fundadores dum movimento que se pretende criar com vista à preservação e aprofundamento das ligações intergeracionais com raízes no Carvalhal, razão porque apelo a todos os carvalhenses que se façam acompanhar pelos filhos e netos para que se sintam estimulados a gostar desse minúsculo povoado que nos viu nascer.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Seu Santos


Sabia que Valentim dos Santos Dinis, conhecido que foi, carinhosamente por Seu Santos, foi o fundador da cadeia de Hipermercados Pão de Açucar no Brasil?
Nasceu em Pomares, concelho de Pinhel e emigrou para o Brasil em 1929 com 19 anos.
Faleceu em 16 de Março de 2008.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mais reservas para o jantar dos amigos do Carvalhal

Boa noite,
Vimos por este meio informar que a Familia Oliveira ( João Paulo, Gabriela e Guilherme) irá marcar também presença ao 1º Jantar dos Amigos do Carvalhal. Até lá uma abraço.
Atentamente
Gabriela Gil de Oliveira.

domingo, 18 de outubro de 2009

A última malha

A mêda
Um destes malhadores não parece muito confiante na sua arte. Qual será?
No início do próximo ano é minha intenção iniciar , no cimo deste lajedo, a construção de uma casa para poder passar mais tempo na aldeia. Quero, do alto da eira, olhar para o povoado, para os altos de Valverde, fixar o horizonte fazendo a ponte entre o passado e o futuro.
Sei que esta eira faz parte da memória colectiva da aldeia onde durante muitos anos se malhou o centeio da forma mais artesanal. As searas foram desaparecendo, os mangualdes deram lugar às malhadeiras que tiveram a sua época áurea durante a minha infância e juventude.
Esta eira terá tido o seu auge de utilização na época em que a debulha do centeio se fazia com os mangualdes e alguns dos actores fotografados, hoje já com alguma idade, eram meninos de escola quando os seus pais e avós, sob o calor intenso "zurravam" nas espigas que iriam deixar as sementes depositadas sobre a laje.
Estas fotos são a homenagem possível a todos os carvalhenses já falecidos que pisaram o chão desta eira e outras do género e, que com mestrícia, empunharam os mangualdes de forma rítmica fazendo crescer o celeiro das suas famílias.


Há sempre mais para ver do que para trabalhar. Ainda dizem que trabalhar dá saúde

Chega a côdea. De cesto à cabeça elas não podiam ser mais desejadas.

Vamos lá dar ao canelo! O vergueiro já está à espera.

Aí vai ele rumo ao palheiro.

Chegou a hora das mulheres mostrarem que também são úteis. Já que não tinham geito e arcaboiço para o mangualde, agarravam-se à vassoura e ao ancinho.


Reparem bem o espectáculo!. Tantas costas ao alto e só algumas vergadas.

Limpam-se os restos. A uma malha seguia-se outra.


É altura de beijar o barrico.


Há sempre uns bons malandros que sabem disfarçar. Atam um lenço ao pescosso para dar aparência de grande trabalhador e, de seguida, toca de virar a botelha.


E lá estavam as sopas de cavalo cansado. O barril, o bom presunto, o belo chouriço!!!
Era dia de festa e com alegria recriou-se uma actividade muito querida aos nossos antepassados.











quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sorrisos

Largos sorrisos reflectidos no espelho.
Um sorriso aberto, um sorriso escondido.
Que pensariam as gaiatas enquanto posavam para a objectiva?

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A minha solidariedade politica


"Comunicado
Autárquicas 2009 – Resultados no Concelho de Pinhel

Caros Pinhelenses,
Os resultados das eleições autárquicas que tiveram lugar no passado domingo, dia 11 de Outubro, e que decorreram com uma exemplar serenidade, que muito nos faz sentir orgulhosos do Concelho de Pinhel, do civismo e maturidade demonstradas pelos cidadãos Pinhelenses, motivam-nos, após uma breve mas calma reflexão, um conjunto de considerações conclusivas que adiante enunciamos.
Em primeiro lugar, como ponto de destaque, sublinhamos a vitória do Partido Social Democrata nestas eleições. Saudamos e congratulamos o PSD, pela vitória obtida, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal, quer ainda para as Assembleias de Freguesia, nas quais obteve resultado favorável. Apresentando, na verdade, um programa e uma via para o Concelho de Pinhel totalmente diferente das que nos propusemos, e sobre a qual desde há muito vimos manifestando a nossa contrária opinião, o PSD reuniu a aprovação da maioria dos eleitores Pinhelenses.
Não podemos, contudo, deixar de sublinhar aqui um facto importante. Relativamente às eleições de 2005, às quais António Ruas concorreu com praticamente os mesmos elementos executivos, o PSD perdeu 394 votos nestas eleições, baixando a sua percentagem de votação para a Câmara Municipal de 67,15% em 2005, para 59,98% em 2009. De igual modo, para a eleição da Assembleia Municipal, o PSD perdeu 333 votos, descendo a percentagem de votos de 61,69% em 2005, para 55,50% em 2009.
Ainda que estes valores não tenham significado uma perda da maioria absoluta do PSD na Assembleia Municipal, que para todos os efeitos seria obtida através da eleição da grande maioria dos Presidentes de Junta, estes valores são sintomáticos e são um indicador de que o desempenho e as medidas do executivo de António Ruas não são assim tão consensuais no Concelho de Pinhel e que, de facto, existem milhares de cidadãos descontentes neste Concelho, que optaram por alternativas políticas, entre as quais, maioritariamente aliás, a do Partido Socialista. Devemos também fazer notar que estas eleições de 2009 se efectuaram num contexto político muito mais favorável ao PSD e a António Ruas, do que em 2005, e que mesmo assim, o PSD baixou a sua votação.
Em segundo lugar, a Comissão Política Concelhia do PS congratula-se com os resultados obtidos pelo Partido Socialista. Depois de, no sufrágio de 2005, se ter obtido uma percentagem extremamente reduzida de votos, que de certa forma marcou a história do PS em Pinhel, eis que assistimos, com muito gosto, a uma subida de 867 votos na lista para a Câmara Municipal, passando de uma percentagem de 19,25% em 2005, para uma percentagem de 30,78% em 2009. Do mesmo modo, nas votações para a Assembleia Municipal, o PS contou mais 821 votos, passando de uma percentagem de 20,24% em 2005, para uma percentagem de 31,11% em 2009.
Registámos também, com imenso agrado, a eleição de dois Presidentes de Junta, nas Freguesias de Freixedas e Ervas Tenras, quando em 2005 não tínhamos conseguido eleger um único.
Na verdade, não conseguindo ganhar estas eleições, o Partido Socialista de Pinhel foi a única força partidária a aumentar, significativamente, o seu número de votos para a Câmara e Assembleia Municipais, o que muito nos reconfortou.

Em terceiro e último lugar, o evidente aumento do número de votos e, consequentemente, da confiança que os cidadãos Pinhelenses depositaram no Partido Socialista, dão um importante fôlego de coragem e determinação à Comissão Política Concelhia de Pinhel do PS, no sentido de darmos continuidade ao trabalho, que temos vindo a seguir, de reorganização da estrutura concelhia, de aumento do número de militantes, de dialogar com os militantes, de obter apoios entre os cidadãos independentes e simpatizantes e de constituir uma alternativa, cada vez mais firme, a quem tem verdadeiramente determinado a evolução recente do Concelho de Pinhel. Para isso contamos com dois vereadores no Executivo Municipal, com um grupo parlamentar na Assembleia mais forte, e com dois autarcas locais, em Freixedas e Ervas Tenras, que darão, sem dúvida, o seu melhor no desenvolvimento e defesa das suas Freguesias.
Falhámos, é um facto, o nosso objectivo principal, que era eleger o Dr. Rui Teixeira Presidente da Câmara de Pinhel, obter, em suma, o maior número de votos nestas eleições, mas consideramos este acto eleitoral, não o fim de um projecto, mas o início de uma nova fase, na qual os Pinhelenses poderão contar com uma oposição firme e determinada, mas coerente, construtiva e responsável. Não obtivemos a maioria dos votos, mas temos também consciência que não conseguimos fazer chegar a nossa mensagem a todos os Pinhelenses, consequência de uma crónica falta de meios, colmatada, é justo dizê-lo, com o esforço, o empenho e as expensas pessoais de muitos de mais dos 228 cidadãos que se envolveram nesta candidatura do PS em Pinhel.
A todos, candidatos, colaboradores, militantes, agradecemos profundamente a dedicação demonstrada. Aos eleitores Pinhelenses a confiança, agora reforçada. Contem connosco para este mandado 2009/2013, não os desiludiremos.
Viva o Partido Socialista!
Viva Pinhel!
A Comissão Política Concelhia do PS"
Extraído de www.pspinhel.com/

sábado, 10 de outubro de 2009

Uma boa jeropiga

Para um bom produto final a escolha de uvas de qualidade
Claro que as botas foram desinfectadas em álcool antes de iniciar a pisa das uvas

Que estará ele a fazer? O produto final parece ser de óptima qualidade.
Aqui está a produção de jeropiga caseira. Segundo fui informado a produção rendeu 25 litros.
Espero um dia ser convidado para me pronunciar sobre a sua qualidade.
Ainda se lembram que antigamente as jovens muito apreciavam a jeropiga do Ti Manuel Prazeres?
Que o diga o Joaquim Manuel...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vindimas 2009

O António Rocha e o acordeon. Ainda se lembram das sanfônas?
O Miguel sempre atento ao paleio das mulheres.

Depois de umas dicas e tricas nada melhor que um bom banquete


Já terminaram as vindimas no Carvalhal.
Segundo fontes bem informadas este ano o maior produtor terá sido o António do ti José Joaquim seguido do Joaquim Gaspar.
Ano de boa colheita relativamente à graduação, mas terá sido menos bom relativamente à quantidade. Não se pode ter tudo...
As vindimas foram feitas sob algum calor o que não terá sido muito agradável para o rancho.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

1ª Inscrição para o jantar

Oeiras, 2009.10.06
Inscrições para o Jantar:
Eu e minha esposa estaremos presente no jantar dos "Amigos do Carvalhal" a realizar no último sábado do mês de Novembro do corrente ano.
Já agendei esta data.
Um abraço para todos.
Zé Pereira

domingo, 4 de outubro de 2009

Inscrições para o Jantar.

O Zé Pereira lançou o desafio e não o vamos ignorar. Aceitam-se inscrições provisórias para o jantar a realizar, em principio, no último sábado do mês de Novembro em restaurante a designar na grande área de Lisboa.
As inscrições devem ser feitas para o mail pontedaspoldras@gmail.com.
Daremos informações mais detalhadas logo que tenhamos uma ideia do nível de aderência.
Todos os naturais, filhos, netos, bisnetos e amigos do Carvalhal estão desde já convidados.