quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Castelo de Pinhel




Protecção Legal
Monumento Nacional (MN), Dec. N.º 37801, publicado a 02-05-1950; Zona Especial de Protecção (ZEP) - DG n.º 8, 2.ª série, 10-01-1963
Endereço
Câmara Municipal de PinhelRua Silva Gouveia6400-455 Pinhel
Freguesia
Pinhel
Concelho
Pinhel
Distrito
Guarda
Tipo de Gestão
Contrato Programa-Gestão com o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR)
Responsável
Câmara Municipal de Pinhel
Descrição
No local onde se ergue o Castelo de Pinhel, desde a época pré-romana existia um recinto fortificado. Esta área assumiu com D. Afonso Henriques um papel de destaque na reconquista cristã, teor esse que volta a ser sublinhado com D. Sancho I em 1189 com a atribuição de carta foral a Pinhel e subsequente construção do castelo.A estruturação deste complexo fortificado tem ainda continuidade durante o reinado de D. Afonso II, sendo também reconstruído e alargado sob a égide de D. Dinis. De facto, entre a baliza cronológica que medeia o último quartel do século XII e o primeiro quartel do século XIII, seis torres de planta quadrada são construídas (e posteriormente consolidadas quando da confirmação de foral em 1510 com D. Manuel), às quais correspondem seis entradas - rematadas com arcos a pleno centro e quebrado -, a saber: Porta da Vila, de Santiago, de Marrocos, de São João, de Alvacar e de Marialva.
Durante o reinado de D. Dinis reestruturou-se ainda a muralha envolvente e, no contexto da Restauração de 1640, o castelo irá também sofrer novas intervenções no sentido de melhorar o seu papel defensivo. A construção, de planta oval, denuncia um estilo que segue um formulário manuelino, corroborado na janela mainelada e na janela de lintel recto, que rasgam, no recinto da cidadela, as duas torres com matacães que ainda subsistem, uma das quais a Torre de Menagem. A classificação inclui ainda uma moradia anexa, de carácter rústico, que se encontra adossada a uma torre. Em Agosto de 1999, sob orientação do IPPAR, iniciam-se obras de revitalização, que ainda decorrem.
Horário
Recinto aberto (temporariamente)
Ingresso
Gratuito
Telefone
+351 271 410 000
Fax
+351 271 413 388
E-mail
cm-pinhel@domdigital.pt

Sem comentários: